top of page
fotoENF.jpg

 X Encontro Nacional de Formadores
2022

17 e 18 de novembro (Dia Nacional do Formador)

​

O Encontro Nacional de Formadores é um espaço de partilha e de colaboração dos diferentes profissionais da formação provenientes de distintos setores de atividade. É o reconhecimento da importância da formação e da aprendizagem ao longo da vida que nos une num mesmo espaço e num dia tão simbólico como "o Dia Nacional do/a Formador/a" que comemoramos no dia 18 de Novembro (data em que foi publicado o Decreto Regulamentar nº 66/1994, DR nº 267 de 18 de Novembro, que regulamenta pela primeira vez o exercício da atividade de formador). 
 

 

 

DAR UMA NOVA FORMA À AÇÃO… assumiu-se durante muito tempo como definição, mas também lema, colocando a tónica na essência da FORMAÇÃO, as competências e, na linha dos efeitos diretos, o desempenho e os seus resultados.

Mas terá a FORMAÇÃO, ao longo destes últimos tempos de viva e abrupta mudança, incorporado os sinais que dela saltaram, traduzindo-os em novas práticas, novos caminhos e, sobretudo, derrubando ideias e preconceitos que nada trazem à APRENDIZAGEM, a não ser obstáculos intransponíveis e separadores de vidas?

    

Tem sido a FORMAÇÃO uma dinâmica realmente inclusiva (porque todos somos capazes de aprender, já não, não todos, de encaixar o que nos atiram… ) e estarão os formadores, de facto, apostados na promoção de APRENDIZAGENS? Estaremos a promover o desafio, a diversão, a emoção, a curiosidade como fatores incontornáveis da APRENDIZAGEM? Ou estaremos ainda agarrados ao “sério“ da questão, que só tem lugar reservado para o sisudo?

 

Se todo o processo de APRENDIZAGEM, bem conduzido, é um processo para a  AUTONOMIA do aprendente, por que razão não é valorizada a divergência como um direito, a heterodoxia como uma valência e a dissidência como uma abordagem para a criação?
Com que propriedade poderemos, sequer, afirmar que a putativa quebra de vontade das novas gerações reporta à APRENDIZAGEM? Ou não será, antes, um alerta para as atrocidades que, em nome da APRENDIZAGEM, têm vindo a ser perpetradas?

O que é que as novas gerações do digital nos insinuam sobre as novas formas de conceber, desenhar e dinamizar as aprendizagens? O que é que as novas formas, meios, equipamentos e espaços ditados pela mudança nos pode servir de inspiração para um conjunto de recomendações, estratégicas e operacionais?   

 

É neste quadro, claro, de elevação da dúvida a certeza, sem limites e sem ligações redutoras, descomprometido e solto que nos queremos juntar a todos que, connosco, encontram na FORMAÇÃO uma zona de afinidade por excelência.  
          


 

 

 

Neste X ENCONTRO NACIONAL DE FORMADORES, vamos montar um dispositivo que nos garanta, de forma acessível e sem filtros, ouvir o que está a acontecer e para acontecer, acionar reflexões, disputar raciocínios, confrontar posições…, tudo isto suscetível de nos levar, a todos, aos seguintes portos de chegada:

i.    o que temos pela frente como desafios de vida e o que se impõe reformular, abandonar, reforçar na FORMAÇÃO perspetivada como dinâmica de um processo de desenvolvimento?;

ii.    quais os instrumentos e as abordagens que, com a nova ordem estabelecida, necessitam de ser introduzidas como marcos incontornáveis na ação dos formadores para a promoção das aprendizagens?  

iii.    quais as técnicas, estratégias e práticas para mobilizar a vontade e promover a autonomia do aprendente?  

​

​

ENQUADRAMENTO

OBJETIVOS
 

Como funciona: Como funciona
bottom of page